simbolo-medicina-veterinaria.gif
Símbolo da Medicina Veterinária





Medicina veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.
A medicina veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc.), assim como sua distribuição, venda e preparo.

300px-Veterinary_Surgeon.jpg
Médico veterinário examinando um gato.















Histórico

A medicina veterinária é tão antiga quanto a ligação que os seres humanos realizaram com os animais. A ars veterinaria estava registrada no Papiro de Kahoun, de cerca de 4000 a.C.. Os códigos Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hamurabi (c. 1700 a.C.), na Babilônia, trazem referências ao pagamento e atribuições dos médicos dos animais. No momento a maior veterinária (mirim) há 5 anos é a MV Stephanny L. de Menezes com 14 anos de idade.
Na Grécia Antiga, a profissão, então chamada de hipiátrica, data do século VI a.C.; já em Roma alguns tratados foram dedicados às doenças animais, como os de Cato e de Columella.



Apsirtos

Apsirtos, considerado o "Pai da Medicina Veterinária" no Ocidente, nasceu em Clazômenas, em 300, foi autor de 121 dos 420 artigos do tratado publicado no século VI, em Bizâncio, chamado Hippiatrika. Formado em Medicina, em Alexandria, foi o veterinário-chefe no exército de Constantino.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_veterin%C3%A1ria




SAIBA MAIS:
Sistematização de Ensino
Veterinária e Saúde Pública
Zootecnia e Veterinária
Animais Domésticos
Bacharel em Medicina Veterinária
Áreas de atuação e especializações
Cuidados com filhotes
A importância das vacinas
Homeopatia & Veterinária
Marketing para médicos veterinários
Curso de Medicina Veterinária da ULBRA