Nunca se falou tanto nestes assuntos como hoje em dia. A homeopatia nunca obteve prestígio e espaço na mídia como agora. Reportagens, revistas, jornais, programas de TVs... Nunca se falou tanto de animais de estimação e da sua cada vez mais estreita interação com os seres humanos. Talvez, quem sabe, por conta desta rotina cada vez mais violenta e estressante dos grandes centros, gerando maiores distâncias e decepções entre as pessoas. E, em contra-partida, constatamos que sentimentos como amizade e lealdade são incontestáveis na relação Homem x Animal. "No caso de animais de produção seu emprego se dá na formação de alimentos com selo orgânico, uma vez que estes são oriundos de animais que não receberam produtos químicos como antibióticos, organofosforados e etc."
Mas onde esses dois segmentos tão amplos e difundidos têm algo em comum? Bom, da mesma maneira pela qual a homeopatia é bastante utilizada para aliviar o sofrimento causado por sintomas de doenças crônicas ou agudas em seres humanos, também está sendo empregada – e em larga escala – na cura de animais, sejam eles de estimação ou de produção (bovinos, suínos, aves e etc.). No caso de animais de produção seu emprego se dá na formação de alimentos com selo orgânico, uma vez que estes são oriundos de animais que não receberam produtos químicos como antibióticos, organofosforados e etc. Além disso é importante ressaltar que, devido ao baixo custo das medicações homeopáticas há uma considerável economia, reduzindo assim os custos de produção destes produtos. Vale dizer também que tudo isso sem os indesejáveis efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, além de diminuir e muito o stress a que estes animais são submetidos quando em confinamento – o que geralmente é inevitável neste tipo de produção em larga escala.
Afinal, o que é essa tal de homeopatia e a que ela se propõe? A homeopatia é uma forma de tratamento médico que não está sujeito a modas passageiras, pois seus princípios básicos permanecem eficientes, apesar dos seus 206 anos de existência. Talvez aí se encontre a base do sucesso desta medicina tão antiga e não menos atual.
Seu fundador foi um médico alemão chamado Cristian Frederico Samuel Hahnemann que, decepcionado com os efeitos dos tratamentos da medicina tradicional da época, abandonou sua profissão temporariamente. Neste período se dedicou ao estudo e à tradução de livros, o que passou a ser sua atividade principal, uma vez que era grande conhecedor de idiomas. Numa destas traduções entrou em contato com os poderes medicinais e começou aí a estudar mais e a experimentar substâncias naturais em si mesmo e em sua família e amigos, sempre observando bons resultados.
Então, em 1796, publicou “Ensaio sobre um novo princípio para descobrir virtudes curativas das substâncias medicinais”. Com essa publicação nasce a homopatia. "A homeopatia é uma forma de tratamento médico que não está sujeito a modas passageiras"
A homeopatia foi buscar na natureza a matéria-prima para a composição de seus medicamentos. Assim temos substâncias extraídas dos três reinos: MINERAL (Ex.: Alumina, extraída do elemento alumínio, ANIMAL (Ex.: Apis melifica, extraída das abelhas) e VEGETAL (Ex.: Arnica, extraída da planta arnica).
Dessa maneira, é de forma natural que essa modalidade da medicina proporcional que o próprio organismo reforce sua capacidade de reação do sistema imunológico, dando a este condições de superar a própria doença (auto-cura) de maneira menos agressiva, sem uso de antibióticos e/ou corticóides, que muitas vezes acabam por suprimir o próprio organismo, gerando efeitos colaterais indesejáveis.
Para homeopatia curar é compreender o sentido da doença não significa tirar a doença e sim eliminar sua causa. A verdadeira cura se dá em trajetória centrífuga, ou seja, de dentro para fora, sendo o contrário chamado de supressão.
Desta maneira homeopatia e veterinária estão fusionadas, do mesmo modo que homens e animais partilham deste planeta, e em busca de um tratamento mais eficiente e menos agressivo, de forma mais natural, saudável e definitiva em busca sempre do bem estar dos animais.
Na próxima edição vamos apresentar a você, leitor curioso e consciente, de que maneita o medicamento homeopático é prescrito, sua escolha, como age e etc. Vai entender porque a homeopatia trata o doente e não a doença, e descobrir qual foi o primeiro animal tratado pela homeopatia.



Fonte:
http://www.veterinaria.com.br/index.php?miolo=12


IR PARA:

A importância das vacinas


Medicina Veterinária


Home


Marketing para médicos veterinários