ju319pg03a.jpg


fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2006/fotosju319-online/ju319pg03a.jpg




Educação física é um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

Educação Física e esporte:

A grande diferença entre educação física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades olímpicas. Esta diferença é muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinonimas.

Educação física e atividade física

A diferença entre a educação física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física se refere ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas, para a apropriação e disseminação de hábitos higiênicos e de comportamentos saudáveis. Também para melhorar as condições sanitárias.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_f%C3%ADsica



Saiba mais:
Formação
Objetivo da Educação Física
A importância da Educação Física



Home