external image moz-screenshot.pngexternal image moz-screenshot-1.png

As Carreiras do Direito

Direito

Habilitação:
Bacharel em Direito
Duração do Curso:
5 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Persuasão e Oratória
Salário Médio:
R$ 2753,00
O Bacharel em Direito recém formado tem 2 campos principais de atuação para escolher: Carreira de Advogado ou Carreira Jurídica.
O Advogado é o profissional que usando como ferramentas a constituição e as leis, tenta disciplinar e resolver os conflitos entre as pessoas, empresas e instituições, fazendo prevalecer a justiça.
A carreira em advocacia é uma das carreiras que mais tem especializações e ramos que podem ser seguidos, o advogado pode defender os seus clientes nos campos: civil, penal, trabalhista, tributário, comercial, previdenciario, dentre outros.
Já na Carreira Jurídica o bacharel em direito poderá se especializar e prestar concurso público para se tornar: Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Procurador e Desembargador.

Vantagens de cada Carreira no Direito



Ser Advogado tem a vantagem de proporcionar ao bacharel em direito, uma maior flexibilidade de trabalho, permitindo ao mesmo atuar em diversas frentes, por conta própria ou então se filiando a um escritório. A desvantagem de ser advogado é a instabilidade presente em toda carreira de profissional liberal. Já na Carreira Jurídica temos exatamente o oposto, são empregos estáveis com rendimento fixo. A desvantagem desta carreira está na grande dificuldade para se passar nos concursos públicos e a grande carga de responsabilidade.
Tribunal: Local onde Advogados e Promotores travam suas batalhas
Tribunal: Local onde Advogados e Promotores travam suas batalhas

Grade Básica do Curso de Direito:

  • Direito Civil
  • Direito Internacional
  • Direito Comercial
  • Direito Processual Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito Clássico e Teoria do Direito
  • Direito Constitucional
  • Filosofia
  • Finanças
  • Medicina Legal

Direito: Aspectos Favoráveis

Advogados especializados em direito ambiental, direito do consumidor, direito comercial e direito internacional estão sendo muito requisitados atualmente, uma especialização nestas áreas é emprego garantido. Carreiras tais como Juiz de Direito e Promotor também estão sempre precisando de profissionais, são carreiras estáveis e de excelente remuneração.

Direito: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável do Direito é a necessidade do estudo e atualização constantes, já que as leis estão sempre em transformação e revisão. Outro aspecto desfavorável é que o concurso para determinadas vagas tais como Juiz de Direito são extremamente concorridos.


Fonte:http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/direito-advocacia/

Veja Também:

Saiba Mais
Veja Também